terça-feira, 4 de março de 2008

Escola Mário Quintana reclama da falta de segurança

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal encaminhará à administração de Porto Alegre relatório sobre a situação e reivindicações da Escola Mário Quintana. Vereadores que integram a Comissão estiveram nesta terça-feira (4/3) na escola, localizada na Vila Castelo, no bairro Restinga, durante reunião preparatória para o ano letivo, que começa nesta quarta-feira (5/3) para os cerca de 900 alunos e 60 professores do estabelecimento. Durante a reunião, os vereadores da Cece ouviram queixas e avaliaram as condições da instituição. Entre vários problemas relatados, os professores lamentaram a falta de segurança na escola. A diretora, Cíntia Kovara, explicou que o número de guardas municipais na escola diminuiu. "E nos foi entregue ainda um calendário de dias em que não haverá guarda", lamentou.

De acordo com os professores, muitas garantias foram feitas em 2007 pela administração municipal, mas as questões discutidas não foram encaminhadas ou implementadas. Os professores sugeriram novas reuniões com as secretarias municipais de Direitos Humanos e Segurança Urbana e da Educação. Outra questão levantada foi em relação aos problemas do esgoto. "Está tecnicamente resolvido. Mas a infra-estrutura de saneamento básico ao redor da escola não está dando conta", disse a diretora. Cíntia frisou ser necessária a manutenção da rua e o recolhimento do lixo. "Não estamos pensando somente a curto prazo. Temos preocupação com a comunidade e com os nossos alunos. Somos apenas uma escola, mas muitas vezes somos tudo o que eles têm", afirmou.

"Queremos ajudar o trabalho de vocês e colocar a Comissão à disposição", ressaltou a presidente da Comissão, vereadora Sofia Cavedon (PT, acrescentando que a principal postura é jamais desistir de pressionar o poder executivo. “Precisamos de uma ação integrada dos órgãos públicos para que humanizem aquela área. A segurança nas instituições só será completa quando tivermos segurança alimentar, segurança ambiental e segurança física para nossos alunos e profissionais”, afirmou. A Cece agendará, ainda este mês, reunião com secretário municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, Kevin Krieger.

Seminário
Em novembro de 2007, representantes da Mário Quintana estiveram na Câmara no seminário A Questão da Segurança nas Escolas de Porto Alegre e informaram que, devido à ocupação de moradores no terreno ao redor da instituição, o acúmulo de água provinda dos esgotos a céu aberto e a presença de ratos eram freqüentes no pátio, o que inviabilizou a horta e uma área de preservação usada como instrumento pedagógico.

Além da falta de segurança na região, alunos, professores e funcionários tinham dificuldades para chegar à escola devido aos valos abertos e ao acúmulo de lixo no caminho, conforme relatado durante o seminário. No final do ano passado, o secretário adjunto de Direitos Humanos e Segurança Urbana se reuniu com a direção da escola para discutir as questões.

Fonte: Taidje Gut (reg. prof. 13614)/CMPA

Retornar ao Blog da Sofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário