sexta-feira, 7 de março de 2008

Reivindicada mudança no edital de concurso para Monitores

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre se reuniu, na manhã desta sexta-feira (7/3), para debater sobre a formação exigida para o cargo de monitor no concurso público da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. As provas para o concurso serão aplicadas no dia 16 de março.

De acordo com o edital, é exigido, além de ensino fundamental, "curso de atendente de creche/recreacionista ou equivalente, anterior ao ano de 2002, com no mínimo 100 horas, realizado por instituição legalmente constituída ou a partir de agosto de 2002; curso de educador assistente, registrado pela Secretaria Municipal de Educação, com duração mínima de 100 horas acrescida de uma prática de 10% de carga horária do mesmo, conforme indicação 002/02 do Conselho Municipal de Educação; ou curso de Educador Assistente ou similar, com duração de 100 horas, realizado por instituição legalmente constituída fora do município de Porto Alegre".

Os educadores reivindicam a retirada da exigência do curso de 100 horas para aqueles que têm curso de Magistério ou nível superior em Pedagogia.

Para Sofia, presidenta da Cece, "A formação pedida no edital é contrária a todo estímulo e luta dos educadores pela formação em nível de magistério e superior. Estamos conquistando isto para as creches comunitárias beneficiando nossas crianças, por que não para todos os educadores que atuam nas Escolas Infantis próprias?” Questiona. “Hoje os monitores das EMIS já estão buscando a formação e lutam para que ela seja valorizada através de carreira", salientou Sofia.

Segundo a Coordenadora de seleção e ingresso da Secretaria Municipal de Administração (SMA) a exigência é orientação da Procuradoria Geral do Município (PGM).

Encaminhamentos

Sofia propôs que Atempa, Smed, SMA, Conselho Municipal da Educação (CME), Associação de Educadores Populares de Porto Alegre (Aeppa) e Cece se reúnam para construir parecer que será encaminhado a SMA e PGM, demonstrando a equivalência e superioridade do Curso Normal e Pedagogia para que sejam suficientes para o concurso.

Ela destaca que outro encaminhamento importante, caso haja impedimento legal, é de que SMED ofereça gratuitamente o curso de 100 horas de educador assistente, antes da nomeação dos aprovados.

Também ficou marcada nova reunião da Cece para o dia 1º de abril (Terça-feira) onde será aprofundado o debate. "O Cargo de Monitor no Estatuto do funcionalismo ainda prevê apenas o Fundamental. É preciso avançar, por exemplo, para a exigência de nível médio”, ressalta Sofia.

Fonte: Taidje Gut (reg. prof. 13614)/CMPA

Retornar ao Blog da Sofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário