quinta-feira, 12 de junho de 2008

Comissão da Assembléia debate compartilhamento de sinal digital entre emissoras públicas

Representando a presidência da Câmara Municipal de Porto Alegre, Sofia esteve na manhã desta terça-feira (12/06) na audiência pública da Comissão de Serviços Públicos da Assembléia Legislativa do Estado que debateu o compartilhamento do sinal digital entre emissoras públicas de televisão e rádio.

Ela lembrou que a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara, tratou do tema em maio e os encaminhamentos já deram resultados. “Fizemos uma reunião com o presidente da Casa, vereador Sebastião Melo, e contamos com o total apoio do Legislativo Municipal a proposta de compartilhamento do sinal digital da TVE”, destacou a presidenta da Cece.

Nas duas ocasiões os representantes da TVE-Fundação Cultural Piratini apresentaram projeto técnico para compartilhamento de sinal digital e pediram vontade política dos gestores públicos.

O deputado Raul Pont (PT) disse que está se travando uma batalha pela sobrevivência da TVE. "A cada audiência vem avançando a idéia e a necessidade de termos, não só a manutenção da TVE, mas a necessária integração dos sistemas de televisões públicas, como a TV Câmara, de Porto Alegre, a TV Assembléia e as possibilidades que se abrem agora com a TV Brasil e a proposta concreta da TV Câmara, de Brasília, querendo estabelecer um processo de unidade que tecnologicamente é possível e com a conseqüente diminuição de custos", avaliou Pont.

Benefícios da tecnologia digital

O vice-presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Cultural Piratini, James Görgen, apresentou como se daria o processo de compartilhamento do sinal digital entre as emissoras públicas de televisão. "A idéia é usar os benefícios que a tecnologia digital pode trazer para compartilhar, numa mesma infra-estrutura de transmissão, os custos que se teria para montar várias programações separadas. A tecnologia já permite que se transmita, ao mesmo tempo, até quatro programações simultâneas", esclareceu Görgen. Para ele, a vantagem deste sistema é colocar, com poucos recursos, mais estruturas de TVs públicas a serviço da população, que é a mantenedora do sistema estatal de comunicação.

O especialista em radiodifusão Higino Germani informou que é possível usar o mesmo sinal digital para diversos canais. "A grande vantagem do sinal digital é a maior quantidade de informação disponibilizada", afirmou Germani.

Para a representante da Secretaria do Estado da Cultura a Secretária está aberta aos debates sobre o futuro da TVE e do processo de compartilhamento do sinal digital.

Encaminhamentos

Ao final do encontro foi decidido solicitar uma audiência com a secretária de Estado da Cultura para tratar do futuro da TVE e das questões do compartilhamento do sinal digital. O deputado Pont levará à Mesa Diretora da Assembléia a proposta para que a Casa se integre às outras esferas governamentais no compartilhamento do sinal digital. Outra possibilidade aventada está relacionada à emendas da bancada gaúcha no Congresso Nacional para que se viabilize financeiramente a compra do transmissor de sinal digital.

Fonte: Luiz Osellame - MTB 9500 Foto: Marco Couto / Agência de Notícias/AL-RS - Marta Resing/5405/Gab. Ver Sofia(PT)

Retornar ao Blog da Sofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário