terça-feira, 1 de julho de 2008

Cece discute problemas da escola Mariz e Barros

Após constatar que falta de segurança e precariedade das estruturas são os principais problemas enfrentados pela Escola Estadual Mariz e Barros, onde estudam cerca de 1.700 alunos dos ensinos Fundamental e Médio, a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou reunião, na manhã desta terça-feira (1/7), para tratar dos temas.


A diretora da escola, Andréa Brum, lembrou que, de janeiro a março deste ano, a Mariz e Barros foi assaltada seis vezes. “A situação está cada vez mais complicada. Além disso, só recebemos 70% dos recursos para manutenção, sendo que em janeiro e fevereiro apenas 50%”, lamentou.


Jaqueline Pizzolotto, do Conselho de Pais e Mestres da Mariz e Barros, destacou que o crescimento desordenado da região gerou problemas para a escola. “Foram construídas oito salas em caráter emergencial, há 15 anos. Nós não temos biblioteca, não temos quadra de esportes, não temos salas de aula. Viemos pedir socorro”, desabafou. “Queremos qualidade”.


Os alunos que estiveram na reunião informaram que faltam funcionários para limpeza e professores e pediram, principalmente, mais segurança na escola. A conselheira da Microrregião 10 (Eixo Baltazar/Nordeste), Salete Alminhana, recordou que, em 2007, a Mariz e Barros foi fechada devido a tiroteios na região.


Drogas

O tenente-coronel Florivaldo Pereira, do 20° Batalhão da Polícia Militar, explicou que, atualmente, cerca de 30 PMs atendem a área. “Hoje estamos com pelotão de moto visitando as escolas. Sabemos que há grandes conflitos e que o dia-a-dia está bastante violento”.


Para o tenente-coronel, o consumo de drogas é fator influente para a violência no entorno da Mariz e Barros. “Nós estamos perdendo a educação, e uma série de outras coisas, para as drogas”, disse, ressaltando a importância de projetos como o Programa Educacional de Prevenção e Resistência às Drogas e à Violência (Proed), que é aplicado em mais de 1.200 alunos na região.


Na SEC

Como sugestão acolhida pela vereadora Sofia Cavedon (PT), presidente da Cece, o grupo que estava reunido no Plenário Otávio Rocha da Casa se deslocou para a Secretaria Estadual da Educação (SEC), para discutir a situação da escola. Na reunião com a secretária adjunta, Salete Cadore, o diretor administrativo, Clóvis Swarowiski, e o coordenadoria da 1ª CRE, a SEC comprometeu-se de realizar uma vistoria geral na Escola a fim de levantar as obras necessárias.


Sofia informa que a SEC também verá a possibilidade de fazer uma parceria com a Brigada Militar para a contratação de um policial aposentado para a segurança da portaria da instituição. O departamento de Recursos Humanos da Secretaria irá avaliar ainda o quadro de funcionários da limpeza, pois a Mariz e Barros conta apenas com um profissional para a realização do serviço.


Fonte: Taidje Gut (reg. prof. 13614)/CMPA


Retornar ao Blog da Sofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário