terça-feira, 29 de julho de 2008

Projetos Imagem e Comprador

Os Projetos Imagem e Comprador são uma parceria da BM&A – Brasil Música e Artes e da APEX-Brasil – Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos, dentro do Programa de Exportação Música do Brasil. As entidades oferecem aos Estados brasileiros uma parceria para o desenvolvimento destas ações em prol da promoção internacional de suas músicas.

PROJETO IMAGEM

O Projeto Imagem trata-se da vinda de ao menos 5 jornalistas/radialistas estrangeiros das mais relevantes mídias internacionais relacionadas à música, escolhidos pela BM&A em consulta a vários parceiros e empresários. A execução da atividade ocorrerá na segunda quinzena de agosto de 2008.

O objetivo desta ação é dar a esses jornalistas/radialistas um panorama abrangente da produção musical brasileira para que ela “vire notícia” em seus países, alem de gerar execução em rádios, televisão e através da internet.

PROJETO COMPRADOR

No Projeto Comprador a BM&A trará para o Brasil 5 compradores internacionais de música. Em 2008, estes compradores serão de áreas novas da produção musical, sendo elas: internet, games, filme, TV e festival. Estes compradores forão escolhidos pela BM&A e virão de países-foco para a comercialização da música brasileira.

O objetivo desta ação é estritamente gerar negócios em curto e médio prazo para o setor musical brasileiro no cenário internacional. Tudo será feito para se facilitar este objetivo. O critério de avaliação do sucesso desta atividade é o volume de negócios gerados em 12 meses de acompanhamento.

A PARTICIPAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL NOS PROJETOS IMAGEM E COMPRADOR

O Rio Grande do Sul começa a privilegiar a discussão sobre a economia da cultura e os impactos das atividades deste setor na economia do Estado. A partir da experiência do projeto “Circuito Gaúcho de Música Independente”, realizado pela Assembléia Legislativa entre 2005 e 2006, com apoio do Fórum Permanente de Música do RS, pudemos constatar a diversidade de agentes da cadeia produtiva da música no Estado.

As discussões se aprofundaram e culminaram na realização de uma audiência pública sobre Economia da Cultura, em setembro de 2007, com a presença das convidadas Ana Carla Fonseca Reis (Instituto Pensarte), Paula Porta (Ministério da Cultura) e Valéria Barros (Sebrae Nacional). Nesta atividade, criamos o Fórum Permanente de Economia da Cultura e abrimos uma interlocução com o SEBRAE/RS para trabalharmos a pauta de negócios na cultura.

Ainda que não tenhamos um estudo científico que possibilite uma visualização mais precisa de como a cadeia produtiva da música, especificamente, está organizada, podemos afirmar que, assim como nos outros Estados, a atividade musical no RS gera renda, empregos e consiste num fator de desenvolvimento econômico e social. Vale mencionar que o Fórum Permanente de Economia da Cultura trabalha na construção de um instrumento de pesquisa juntamente com a Fundação de Economia e Estatística (FEE) para iniciar estudo neste sentido.

Da mesma forma, o Sebrae/RS, a partir da audiência sobre economia da cultura, deu início ao importante trabalho de inserção da pauta cultural em sua grade de atuação no Estado, integrando-se como parceiro nesta trajetória, com o oferecimento da sua estrutura de logística para a realização dos projetos.

Por sua vez, o Santander Cultural possui larga experiência na realização de atividades na área cultural, como por exemplo, sua programação musical permanente, salas de cinema com programação diferenciada e exposição de artes visuais, além de seminários e palestras sobre os temas mais variados. Atua como catalisador e difusor da nova música gaúcha pelo intercâmbio entre a produção local, a nacional e a global.

Localização estratégica – A proximidade com os países que compõem o Mercosul, confere ao RS potencial para se tornar importante elo entre a produção cultural nacional e a de países vizinhos como o Uruguai, o Paraguai e a Argentina, bem como a dos demais Estados brasileiros. Diversos artistas gaúchos participam do circuito nacional e internacional de eventos, freqüentando as rodadas de negócios das feiras mais importantes do país, como a Feira Música Brasil e a Feira da Música de Fortaleza.

No entanto, o RS ainda não possui uma feira regional para gerar negócios com sua música. A realização dos Projetos Imagem & Comprador dará a oportunidade aos artistas gaúchos de mostrarem seu trabalho e de se inserirem no circuito de promoção da música brasileira realizado pela BM&A, em parceria com a APEX.

Acreditamos no potencial de nossos artistas e produtores para atuarem no mercado internacional, podendo citar grupos que já possuem essa experiência como Renato Borghetti, Yamandu Costa, Papas da Língua, Camerata Brasileira e Arthur de Faria.

Para continuarmos nosso trabalho e desenvolvermos cada vez mais a capacidade artística do Rio Grande é de nosso interesse sediarmos os projetos Imagem e Comprador 2008 e fazer com que os artistas e produtores locais tenham a oportunidade de gerar negócios, mostrando seu trabalho internacionalmente.

Neste sentido, a Assembléia Legislativa do RS, através do Fórum Permanente de Economia da Cultura, o Sebrae RS, o Santander Cultural, o Fórum Permanente de Música do RS, além de diversas personalidades ligadas à música no Estado, entre eles o jornalista Juarez Fonseca e os músicos Moyses Lopes, Santiago Neto, Arthur de Faria e Frank Jorge, elaboraram uma proposta a fim de viabilizar a vinda dos projetos Imagem e Comprador.

Duas das etapas já se realizaram. A primeira, em junho, foi o Seminário de Exportação de música. Que teve a participação dos palestrantes Michel Nicolau; David McLoughlin; Currículo palestrantes:

**Michel Nicolau é mestre e doutorando em Sociologia, com pesquisa em música. Trabalhou entre 2003 e 2005 como gerente do Instituto Pensarte e do projeto BM&A - APEX-Brasil de exportação da música brasileira. Entre 2005 e 2006 foi coordenador do projeto de exportação da Musica do Brasil da BM&A, ABMI, ABGI, Ministério da Cultura, APEX-Brasil e Sebrae. Desde 2007 é consultor institucional da BM&A.

**David McLoughlin - Ex-diretor internacional de gravadoras como MCD, Atração e Sum Records, McLoughlin trabalhou durante anos na loja Tower Records, em Londres, onde importava música brasileira para vender na Europa, e atuou como gerente de exportação da Trama. Também foi responsável pela participação de selos nacionais em lojas digitais no mundo inteiro. Atualmente é gerente do projeto de exportação Música do Brasil, executado pela BM&A e APEX-Brasil.

Na segunda etapa ocorreu o Seminário Regional, em julho, que teve como convidados: produtores e artistas regionais com experiência na área de exportação da música.

A 3ª ETAPA - Projetos Imagem e Comprador – BM&A/APEX está prevista para 16 e 17 de agosto de 2008. Os convidados serão jornalistas (5) e compradores (6) estrangeiros a serem selecionados pela BM&A.
O evento é uma realização da Assembléia Legislativa, Sebrae/RS, Santander Cultural, em parceria com a BM&A e APEX Brasil.

Os arquivos com as apresentações de David Mc Loughlin, Michel Nicolau e Moysés Lopes estão disponíveis para download no Fórum de Economia da Cultura (Yahoo Groups) e no blog do deputado Ronaldo Zülke ( http://zulke.ptsul.com.br) ;

• Para entrar no Fórum de Economia da Cultura, basta criar um e-mail do Yahoo e enviar uma mensagem para forumpermanenteeconomiaculturars-subscribe@yahoogrupos.com.br;

• As informações sobre a participação no Imagem & Comprador e as formas e locais de inscrição estão publicadas no blog do deputado Ronaldo Zülke e no Fórum de Economia da Cultura. Outras informações com Moysés Lopes: moyseslopes@yahoo.com.br .

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