terça-feira, 23 de setembro de 2008

Escola da Restinga reclama de atraso em obra da nova sede

Durante a reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre desta terça-feira (23/9), a Secretaria Municipal de Educação (Smed) anunciou que começará até janeiro de 2009 a construção de novo prédio para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Carmo, do bairro Restinga Velha.

O representante da Smed explicou que as obras deveriam ter começado em 2003 mas, devido a um problema ambiental no terreno, a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) não pode iniciar a construção. “Após diversas reuniões, em dezembro de 2007, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) liberou o local. A partir daí, a Smov pode elaborar um projeto”, completou. A previsão de conclusão da obra é de 10 a 12 meses a partir do seu início. O novo prédio deverá ter capacidade para receber 1.200 alunos.

A Cece se reunirá com a Secretaria de Obras para acertar um curto prazo para a publicação da licitação. “Temos um pacto, fizemos avanços, agora precisamos fiscalizar”, observou a vereadora Sofia Cavedon (PT), presidente da Comissão.

Projeto
A representação da Smov informou na audiência que o projeto arquitetônico está concluído, e que no dia seis de outubro a secretaria poderá encaminhar para Smed o valor total da obra. Apesar disso, para agilizar os trâmites, ficou acertado que Smov enviará hoje uma estimativa para Smed, que deve ficar em torno de R$ 4 milhões.

Estrutura
A diretora da Nossa Senhora do Carmo, Maria Fernanda Kelbert, lembrou que a espera pela construção de uma nova escola vem desde 2002, quando a reivindicação foi aprovada pelo Orçamento Participativo. "A estrutura em madeira era emergencial. Mas ainda estamos lá, com toda a escola em madeira. O tempo passou e o prédio que estávamos esperando não veio". Conforme Maria Fernanda, apesar da estrutura precária, a Nossa Senhora do Carmo tem 761 alunos.

Participaram das discussões pais, alunos e professores da Nossa Senhora do Carmo, que, emocionados, reclamaram do descaso do Executivo com a escola. Gorete Losada, da Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa) e Rosa Mosna, presidente Conselho Municipal de Educação, também defenderam a construção da nova sede.

Lomba
No encontro desta terça, a Cece avaliou ainda situação da Creche Estrela Mágica, que tenta negociar a compra de um terreno na Lomba do Pinheiro. A comunidade já indicou cinco áreas, mas segundo a Smed, todos os terrenos indicados tem algum problema. Por sugestão da vereadora Sofia, na tentativa de encontrar soluções para a questão, uma reunião entre Assessoria Jurídica da Smed, Secretaria do Planejamento Municipal e direção da creche será realizada na próxima semana.

Fonte: Taidje Gut (reg. prof. 13614)/CMPA

Ouça: Construção de nova escola na Restinga deve começar em janeiro

Retornar ao Blog da Sofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário