quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Livro aborda práticas e teorias de inclusão escolar

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre promoveu, na noite desta quarta-feira (17/12), do lançamento do livro Inclusão Escolar - Práticas & Teorias, no Anfiteatro da Faculdade de Educação da PUCRS.

Organizada por Isabel Letícia Medeiros, Salete Campos de Moraes e Magali Dias de Souza, com apoio da Câmara e da Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa), a obra é resultado dos cinco encontros do 1º Ciclo de Debates sobre Inclusão Escolar, promovido pelo Cece, com o apoio do Fórum pela Inclusão Escolar e Atempa, ao longo de 2008.

As 208 páginas do livro, publicado pela Redes Editora, trazem textos de diversos profissionais da área de educação.

No primeiro, a presidente da Cece em 2008, vereadora Sofia Cavedon (PT), resgata o processo de criação do Fórum pela Inclusão Escolar, iniciado em dezembro de 2007, e sua importância como instrumento de participação em Porto Alegre.

Os demais textos, elaborados por diversos pesquisadores, abordam os desafios do processo de inclusão escolar de crianças, jovens e adultos nas instituições regulares de ensino, o papel das assessorias pedagógicas nas escolas, as escolas especiais do município e teorias que embasam o assunto.

No lançamento, Sofia lembrou que o ciclo de debates foi concebido a partir da reação da comunidade escolar à intenção do Ministério da Educação de acabar com as escolas especiais, determinando que os alunos portadores de deficiência sejam atendidos pela rede regular de ensino. Conforme a vereadora, a determinação causou preocupação em pais, professores, estudantes e pesquisadores que acreditam nas escolas especiais como lugares de formação fundamentais.

Com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras), o lançamento teve como ponto alto a palestra da psicopedagoga e professora Rosita Edler Carvalho, do Rio de Janeiro, que abordou estratégias para tornar a inclusão escolar de portadores de deficiência uma realidade, num processo que inclui a remoção de todas as barreiras ao aprendizado. Rosita é mestre em Psicologia, doutora em Educação e referência para os pesquisadores da área.

Sofia informou que o livro será doado a escolas e instituições de ensino do município, mas poderá ser adquirido por R$ 15,00 na Atempa.

Informações: (51) 3220-4263, com Márcia, ou pelo e-mail atempa@atempa.com.br.

Fonte: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)/CMPA

Retornar ao Blog da Sofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário