sábado, 12 de setembro de 2009

Comunidades

Vila dos Sargentos – Um Grupo de Mulheres da comunidade já está trabalhando na forma de cooperativa. São 22 mulheres que se organizaram solidariamente e estão buscando alternativas de sustentabilidade. O mandato da vereadora Sofia, através da assessoria comunitária de Paola Carvalho, colaborou com todo o subsidio para organização dos documentos e auxiliando na organização das plenárias.
Contato: Paola Carvalho (3220.4263).

Vila Alto Erechim - A partir do movimento do mandato e da vereadora Sofia Cavedon, em reunião com a Fasc, a prefeitura teve que respeitar uma demanda do OP da região Centro-sul e homologou o convênio para 40 crianças de sete a 14 anos no Sase da Associação de Moradores da Vila Alto Erechim. A comunidade e a direção agradeceram o mandato no ato de abertura do serviço.

Contato: Paola Carvalho (3220.4263).

São Vicente Mártir - A vereadora Sofia está lutando junto com a comunidade para a reabertura do PSF, interditado pela Prefeitura em julho deste ano, devido ás condições do local. Sofia está reivindicando dos secretários de Saúde e do Gabinete de Planejamento Orçamentário, a definição de um prazo para a conclusão das obras e reabertura do posto.

Contato: Paola Carvalho (3220.4263).

Retornar ao Blog da Sofia Cavedon.

Loteamento Cristiano Kraemer/Zona Sul - Moradores pedem providências ao MP -Desde fevereiro que os moradores do Loteamento convivem com o acúmulo de lixo instalado em um terreno vizinho a parte da localidade. A vereadora Sofia Cavedon encaminhou vários pedidos de providência a todos os órgãos da Prefeitura responsáveis. Até hoje (12/05), apenas uma patrola foi enviada pelo Executivo Municipal. Frente ao convívio com ratos, cobras, baratas e recentemente uma infestação de bicho-de-pé nas crianças e adultos, a comunidade e o mandato da vereadora Sofia encaminharam pedido de providências à Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público (MP). Também está sendo questionada a legalidade do aterro. “Queremos saber se a empresa tem autorização para uso do terreno e se a área não é considerada de preservação”, destaca Sofia Cavedon. Os pedidos de providências as Secretarias Municipais do Meio Ambiente (Smam) e Saúde (SMS), e aos Departamentos Municipais de Habitação (Demhab), e de Esgotos Pluviais (DEP), também foram refeitos.
Situação piora
A situação, provocada pela colocação de entulho de obra, realizada pela empresa TMT Service que tem seus containers no terreno, está se agravando pelo aumento do lixo e do número de receptáculos, ocasionando rachaduras nas casas localizadas no entorno, alagando-as em dias de chuva; o esgoto, de algumas, verte para dentro de casa, além da caliça e do lixo invadirem os seus lares.
Contato: Paola Carvalho (3220.4263).


Loteamento Cavalhada - Prestigiando a comunidade, a vereadora Sofia Cavedon participou da eleição e posse da nova diretoria da Associação de Moradores do Loteamento Cavalhada. No encontro ela saudou os novos dirigentes que além das lutas diárias administram a Creche Comunitária da localidade. Nesse sentido, Sofia convidou a nova direção para participar do debate sobre a verba do Fundeb e as creches comunitárias. Ela também colocou o gabinete à disposição para contribuir nas ações a serem desenvolvidas nas áreas de educação infantil, cultura e esporte.
Contato: Paola Carvalho (3220.4263).

Vila Hípica/Cristal - A comunidade continua sem respostas da Prefeitura sobre a situação da Vila referente ao Programa Integrado Socioambiental (Pisa). A direção da Associação do Moradores solicitou a Câmara Municipal de Porto Alegre a realização de uma Audiência Pública e estão no aguardo de um retorno.

** A Eleição da nova diretoria está marcada para o dia 16 de maio (Sábado), na sede da Associação, das 14 às 19h.

** Os conselheiros do OP Cristal eleitos na edição deste ano são: Titulares: Cândida (Vila Hípica); Andréia (Vila Nsa. Sra. das Graças) - Suplentes: Lindomar (Vila Pedreira) e Jurema (Campos do Cristal).
Contato: Sandra Ilibio Braz (3220.4263).


Retornar ao Blog da Sofia Cavedon.

Belém Velho - Rincão - Dia 18 de abril o gabinete prestigiou os 05 anos de existência do Centro Social Antonio Gianelli (Rua África do Sul nº 7). No Centro, mas de 100 famílias são beneficiadas e 200 crianças e adolescentes atendidos diariamente com: atendimento de creche turno integral; serviço assistencial sócio-educativo; atendimento psicológico e pedagógico; e 800 refeições diárias. Para conhecer mais a entidade acesse: www.centrosocialgianelli.com
Contato: Sandra Ilibio Braz (3220.4263).

Situação na Escola Gen Neto está gravíssima - A situação da Escola Estadual General Neto está cada dia que passa se agravando mais. Dia 18 de abril, o Gabinete da vereadora Sofia, junto com o Círculo de Pais e Mestres (CPM) da Escola, protocolou no Conselho Estadual de Educação (Ceed), ofício relatando as condições insalubres, precárias e indignas que os alunos, professores e funcionários da escola estão passando. Alguns dos exemplos citados no documento foram: fossa entupida, banheiros interditados, sujeira, falta de espaço para atividades externas, entre outras. Segundo a assessora comunitária da vereadora, Paola Carvalho, foi solicitado ao Ceed, que tem como uma de suas principais tarefas a fiscalização das ações do Estado, que reforce a luta por melhores condições até que a obra realmente seja priorizada pelo estado.
Contato: Paola Carvalho (3220.4263).

Abraço ao terreno da Escola Técnica do Partenon - Na sexta-feira, 17 de abril, a comunidade do Partenon realizou um abraço ao terreno da futura Escola Técnica prevista para ser instalada no local. O ato aconteceu devido a demora da Prefeitura Municipal em adquirir o terreno para a construção do estabelecimento.
Conforme a assessora comunitária do Gabinete da vereadora Sofia Cavedon, Sandra Ilibio Braz, o terreno era das Máquinas Condor , que no final do governo João Verle foi permutado com a Prefeitura. O terreno possui três matrículas, sendo que duas estão regularizadas e uma está em processo de regularização. O impasse está ocorrendo, pois o Executivo Municipal afirma que a área seria usada para construções habitacionais.
O Governo federal já dispõe de recursos para a construção dos prédios e a compra do mobiliário. Os professores e funcionários da antiga Escola Técnica da Ufgrs já estão integrados ao Instituto.
O que falta?
Para a obra iniciar falta somente a doação do terreno pela Prefeitura. Localizado na Av. Bento Gonçalves, n° 5615, ele é de fácil acesso para os moradores das regiões da Lomba do Pinheiro, Leste e Partenon.
Estavam presentes no ato: Associação de Moradores da Vila São Judas Tadeu - Associação de Moradores da Vila São Pedro – Associação de Moradores da Bom Jesus - Associação de Moradores do Morro da Cruz - Conselho Popular do Partenon - Conselheiros das Regiões Gloria e Partenon - Vereador Serginho de Viamão - Representantes da Ufrgs e do MEC - Representantes da Câmara Municipal (Vereador Oliboni e Vereadora Sofia Cavedon) - e a Deputada Federal Maria do Rosário.
Contato: Sandra Ilibio Braz (3220.4263).

Cece: Escola Técnica da Restinga - Reunião Extraordinária realizada dia 17 de Abril. Conforme deliberação da última reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, será convocada uma reunião extraordinária, para que o governo municipal traga à comunidade e ao vereadores que compõem a Comissão, informações sobre a infra-estrutura do terreno onde será construída a escola.
No encontro estavam presentes os secretários municipais de Gestão e Acompanhamento, de Obras, Planejamento e a Secretária da Educação. O Governo Federal, através do MEC e da Reitora da Escola técnica, informaram que se os prazos forem cumpridos e que, no segundo semestre, algumas aulas poderão iniciar em espaços da comunidade (escolas e locais cedidos pela Smic).
A Vereadora Sofia Cavedon, mesmo estando em Brasília na época da reunião, fez questão que sua assessoria participasse da atividade e se pronunciasse no sentido de estarmos vigilantes quanto aos prazos estipulados para conclusão das obras de infra estrutura. A Assessoria participa e acompanha, junto com a Comissão de Moradores, para que Porto Alegre, e a comunidade da Restinga, não perca este importante projeto.
Contato: Paola Carvalho (3220.4263).

Vila Hípica (Cristal) - No inicio de abril (06) o gabinete participou de reunião na Associação de Moradores da Vila Hípica (Cristal). A pauta do encontro foi a falta de resposta da Prefeitura aos moradores que questionam sobre o Programa Integrado Socioambiental (Pisa): Porque não mostram o projeto para a comunidade? Porque não comparecem às reuniões para esclarecer as dúvidas? Porque que as respostas dadas pelo Escritório do Programa são desencontradas? Os questionamentos da comunidade devem-se pois muitos moradores desejam reformar suas casas, algumas inclusive com paredes que correm o risco de desabar e precisam ver o projeto para saber se vão ficar naquela casa ou não. Segundo os moradores a Prefeitura não dá respostas concretas, isto quando respondem alguma coisa.
A Vila Hípica faz parte do Pisa e é a única Vila que não sairá do local. A conquista dos moradores ocorreu após muita luta e a área, que era do Estado, foi passada para a Prefeitura e hoje conta com projeto no qual consta a construção de 35 novas casas, uma praça, uma creche e um prédio para a Associação .
No dia 16 de abril a assessora Sandra retornou a comunidade para nova reunião onde os moradores optaram por realizar uma Audiência Pública na Vila Hípica. A data ainda está a ser definida.
Contato: Sandra Ilibio Braz (3220.4263).

Vila Hípica - Eleição para nova diretoria da Associação - No último encontro também ficou definido a data para a eleição da nova diretoria da Associação dos Moradores da Vila Hipódromo Taquari. Com a presença da Uampa, representada por Waldir Bohn Gass, a eleição ficou marcada para o dia 16 de Maio (Sábado), às 18h. Se houver inscrição de mais de uma chapa a eleição será das 14h às 19h. As inscrições de chapas estão abertas até o dia 30 de abril. O regulamento será fixado nos principais pontos da vila.

A COMISSÃO ELEITORAL ficou composta por: 2 moradores do local - Sr Anderson e Sra. Roseli; 1 representante da UAMPA - Sr. Waldir Bohn Gass; 1 representante externo - Sandra Braz; 1 representante do Orçamento Participativo da região - Sra. Jurema.
Contato: Sandra Ilibio Braz (3220.4263).

Loteamento Cavalhada - A Assessoria Comunitária do Mandato atua junto com o Grupo de Geração de Renda, em busca de melhorias para a localidade. Instalado na incubadora popular comunitária do Loteamento, o Grupo é formado por mulheres que, através da costura, estabelecem projetos de confecção junto ao GHC e outras parcerias.
Contato: Paola Carvalho (3220.4263).

** Também estamos engajados, com os recicladores do Galpão no Loteamento Cavalhada, lutando, junto a Prefeitura, pelo restabelecimento da entrega de material. Os trabalhadores ficaram sem material durante alguns meses afetando a vida de cerca de vinte trabalhadores que atuam no local.Campo NovoAcompanhamos a constituição da ONG SOS ZONA SUL. Através da entidade, os moradores do bairro Campo Novo pretendem construir alternativas e cobrar os problemas vividos pelas comunidades da região. Além disso, iniciam a constituir projetos nas áreas da criança e do adolescente, meio ambiente, geração de renda e segurança urbana.
Contato: Paola Carvalho (3220.4263).

Pitinga - Juntamente com a comunidade, estamos reivindicando à Prefeitura a demanda do OP de 2007, no valor de R$ 169.699,42, para compra de área de uma escola de ensino fundamental. Esta demanda é muito importante, já que na Restinga existe um déficit de vagas para ensino fundamental e as crianças da Pitinga precisam caminhar muito para chegar na escola mais próxima. O mais grave disto, é que duas crianças já morreram neste percurso, pois não há calçamento e elas precisam fazer o trajeto pelo acostamento.
Contato: Paola Carvalho (3220.4263).

** Também acompanhamos a nominação de duas ruas da comunidade, processo escolhido pelos moradores democraticamente.
Contato: Paola Carvalho (3220.4263).

Retornar ao Blog da Sofia Cavedon.

Cooperativa 4 de Junho – Lomba do Pinheiro - A Assessoria Comunitária do Gabinete esteve na sexta-feira (20/03) na comunidade Quatro de Junho, localizada na Rua Afonso Lourenço Mariante, na Lomba do Pinheiro, quando foi recebida pelos membros da Associação Moradores e Amigos da OMEGA. Na reunião foi solicitada a colaboração da vereadora Sofia Cavedon junto a Prefeitura, na busca de soluções para os graves problemas que a comunidade enfrenta.
São problemas de infraestrutura (falta de esgoto, água e rede elétrica) e ruas totalmente sem manutenção. As 200 famílias que moram há oito anos na Quatro de Junho ficaram recentemente quatro dias sem luz – a luz na comunidade é via “gato”, assim como a água. Devido a isso eles também sofrem com os inúmeros incêndios ocorridos nas casas. “As ruas são de difícil acesso e os bombeiros não conseguem chegar, muito menos ambulância”, lembram os moradores.
A comunidade Quatro de Junho, esteve nesta terça-feira (24/3), na Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal. No encontro, solicitaram novamente que sejam resolvidos os problemas, sugerindo que a prefeitura, por decreto municipal, torne o local em Área Especial de Interesse Social (AEIS) para que seja instalada a infraestrutura básica.
Na audiência o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) marcou um novo encontro, entre a comunidade e órgãos da prefeitura, para o dia 3 de abril, às 10h, no Demhab.
Contato: Sandra Ilibio Braz (3220.4263).

Associação Comunitária Morro da Cruz - Partenon - A convite de moradores do Morro da Cruz e da presidente da Associação Comunitária, a assessoria do gabinete participou no sábado (21/03), da reunião do planejamento das ações entidade durante o ano.
Vários assuntos foram relatados, destacando-se as reclamações em relação a vários serviços da prefeitura que, segundo os moradores, "não estão mais subindo o morro", como melhoria dos ônibus, da falta de remédios e do atendimento do Posto 4.
A comunidade tem uma demanda de construção de creche, conquistada no OP, no valor de 40 mil reais. Conforme o Governo Municipal é preciso o projeto pedagógico da creche para que a verba seja destinada. Nesse sentido o mandato irá contribuir com a comunidade, construindo, junto com eles, a proposta pedagógica da creche.
A Assessoria do Gabinete sugeriu no encontro a criação de um Fórum de Serviços na sede da Associação dos Moradores, para que possam, mensalmente, levar para a comunidade as assessorias dos órgãos da prefeitura para que possam ser ouvidos e atendidos nas suas demandas.
A reforma da sede da Associação também está mobilizando os moradores na busca de recursos para a realização da obra.
Contato: Sandra Ilibio Braz (3220.4263).

Escola da Embratel - Região Gloria – A comunidade continua aguardando a compra da área para a instalação da escola. Em 2008 a Smed garantia que a aquisição do terreno estava realizada.
Contato: Sandra Ilibio Braz (3220.4263).

Ilha das Flores – As crianças da Ilha permanecem sem escolinha. Em 2008 a Smed garantia que a EMEI seria construída.
Contato: Sandra Ilibio Braz (3220.4263).

Escola do Rincão – O projeto inicial previa a construção de salas de aula para abrigar 1.200 alunos. Apenas oito salas com capacidade para 30 alunos cada uma foram entregues pela Prefeitura. Pais das comunidades do Rincão, Loteamento Esperança, Sertão I e II reivindicam que as vagas atendam as crianças dessas comunidades.
Contato: Sandra Ilibio Braz (3220.4263).

Loteamento Cristiano Kraemer – Em visita ao local, a vereadora contatou que no terreno ao lado do loteamento há um aterro irregular que está invadindo a casa dos moradores do entorno. Foi encaminhado ao Prefeito um pedido de providências, para averiguação da irregularidade, pois o local é área de preservação ambiental. Também foi solicitado à Secretaria Municipal de Planejamento (SPM) o croqui do loteamento, para abrir o processo de nomeação das ruas, já escolhidas pela comunidade. Outra ação do gabinete na região é o apoio aos moradores intermediando, junto a Prefeitura, a construção da escola infantil demandada no OP.

25 de março - Até o dia de hoje a Prefeitura Municipal nada realizou das solitações feitas para a comunidade. O pedido de providências foi feito no dia 12 de fevereiro. Mesmo mês em que foram encaminhadas as demais solitações.
Contato: Paola Carvalho (3220.4263).

Vila Pedreira – Cristal – A Associação União da Vila Pedreira reivindica o atendimento da conquista do OP de 2000, que destina recursos para ampliação de sua sede, visando atender mais adolescentes no Trabalho Sócio Educativo. Até o momento, nem os recursos e nem as reformas chegaram. A implantação de um SASE no Instituto de Educação Infantil Escola da Vida, que atende 80 crianças, é outra reivindicação da comunidade. O valor estimado para a obra é de R$ 18 mil e beneficiará crianças com mais de seis anos de idade. A comunidade também pede a Prefeitura, a construção de um galpão de reciclagem na região.
Contato: Sandra Ilibio Braz (3220.4263).

Intercap – Partenon – O abandono, pela Smam, da praça Tristão Sucupira Viana forçou o abandono da comunidade a esse local de lazer. Essa é mais uma das praças abandonadas pela gestão Fogaça, denunciadas inúmeras vezes pela mídia local. Os moradores pedem providência no 156 desde outubro de 2008 e, o mais inacreditável, recebem correspondência da prefeitura dizendo que o serviço foi executado.
Contato: Sandra Ilibio Braz (3220.4263).

Vila São Judas Tadeu – Partenon - A ONG Xama de Duas Faces, em parceira com a Associação de Moradores da Vila São Judas Tadeu e apoio do gabinete da vereadora Sofia, está promovendo pela primeira vez na comunidade um cursinho pré-vestibular. Sofia considera a iniciativa um sucesso, surgindo demandas para outras regiões da cidade, como no Loteamento Wenceslau Fontoura, no bairro Rubem Berta. “A partir disso procuramos a direção da Xama de Duas Faces para discutirmos a possibilidade de implementarmos mais um curso pré-vestibular que atenda as comunidades carentes da cidade”.
Contato: Sandra Ilibio Braz e Vládia Paz (3220.4263).

** Estamos em tratativas com o Batalhão Ambiental da Secretaria Estadual de Segurança, junto com a comunidade que reivindica a liberação de uma área ao lado da Vila, de propriedade do Batalhão, que se encontra sem uso. A proposta é transformar o local em uma área de lazer comunitária.
Contato: Sandra Ilibio Braz (3220.4263).

Vila São Pedro – continua lutando pela concessão e regularização da área. Desde setembro do ano passado o gabinete acompanha a comunidade em reuniões com o secretário estadual de Habitação e o Cohre (Centre on Housing Rights and Evictions). Devido à irregularidade da Vila, a Prefeitura realiza somente serviços paliativos. Procurando soluções, o gabinete e a comunidade estão em tratativas com do DEP na busca de minimizar os alagamentos no local. Com o DMLU a busca é para amenizar o acúmulo de lixo na região.
Contato: Sandra Ilibio Braz (3220.4263).

Belém Velho – Moradores da rua Luciano dos Santos Rodrigues, conhecida como Beco da Servidão, contataram nosso gabinete solicitando apoio para a luta que travam desde julho do ano passado, quando iniciaram a reivindicar a Prefeitura a realização de serviços básicos para a comunidade. Representantes da rua já solicitaram audiência ao Ministério Público para pedir urgentes providências.
Contato: Sandra Ilibio Braz (3220.4263).

Jardim Cascata - Grande Glória - A comunidade solicitou ao gabinete que interceda junto ao município para transformar terreno baldio abandonado, em um recanto, ou uma praça. Junto com a comunidade, o gabinete está realizando pesquisa da área visando conquistar a demanda.
Contato: Sandra Ilibio Braz (3220.4263).

Guanabara - Alto Embratel - Moradores do beco da rua Guanabara encontram dificuldade de conseguirem a realização de vários serviços emergenciais junto a Prefeitura de Porto Alegre. A contenção de um desmoronamento que vem ocorrendo no local é o serviço mais urgente. Em novembro do ano passado a comunidade abriu processo junto a Smam, que até o momento (março/09) não havia respondido.
Contato: Sandra Ilibio Braz (3220.4263).

Retornar ao Blog da Sofia Cavedon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário