segunda-feira, 8 de junho de 2009

Frente Paulista é lançada com auditório lotado e diversas propostas

A Frente Paulista pelo fim da Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto foi lançada no dia 11 de maio, na Câmara Municipal de São Paulo. Contou com a presença de 150 pessoas, 68 entidades, movimentos sociais, partidos políticos e 11 parlamentares.

A atividade iniciou com um jogral que lia parte do manifesto da Frente e com um vídeo que continha diversas fotos de manifestações pela legalização do aborto e com uma música elaborada especialmente para o tema do aborto. No segundo momento Sonia Coelho da Marcha Mundial de Mulheres e Dulce Xavier das Católicas pelo Direito a Decidir fizeram uma explanação sobre o contexto político da Frente e a história das campanhas brasileiras pela legalização do aborto. Todos os parlamentares e pessoas presentes que solicitaram a palavra tiveram voz.

Foi enfatizada a gravidade da situação da criminalização das mulheres que praticam aborto e a importância da criação das Frentes no Brasil como uma forma de dialogar com a sociedade e propor à legalização do aborto no Brasil. Seguem algumas propostas levantadas:

· Propor a anulação da Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar denúncia do comércio clandestino de substâncias abortivas e da prática do aborto no Brasil (CPI do aborto). O Deputado Genoíno e o Ivan Valente se responsabilizaram por encaminhar a proposta;
· Fazer o debate nas bases dos movimentos presentes e de forma itinerante.
· Acompanhar a situação do Mato Grosso do Sul (o advogado Aton Fon expôs a situação de MS);
· Pautar o tema no seio dos movimentos sociais;
· Atuar para que os meios de comunicação dos movimentos reproduzam notícias sobre esta questão;
· Elaborar a Campanha: “Eu também fiz Aborto”;
· Fazer uma reunião da Frente Paulista a cada 30 dias;
· Organizar ações públicas;
· Lançar o Documentário “O fim do silencio”.

Neste mesmo dia foi lançado o abaixo assinado contra a CPI do aborto, distribuído panfletos e o Manifesto Nacional da Frente. Se algum grupo, entidade ou movimentos necessitar de material devem enviar um e-mail para frentepelalegalizacaosp@gmail.com.

Retornar ao Blog da Sofia Cavedon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário