segunda-feira, 8 de junho de 2009

Lançamento do Edital do 1º Prêmio Cultural Loucos pela Diversidade

A Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura (SID/ MinC) e a Fundação Oswaldo Cruz, do Ministério da Saúde (Fiocruz/MS), por meio do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental (LAPS) e a Caixa Econômica Federal realizarão a apresentação da ação Loucos pela Diversidade e para o lançamento do Edital do 1º Prêmio Cultural Loucos pela Diversidade: Austregésilo Carrano, no dia 10 de junho, às 10h30min, na Sala Multiuso do Santander Cultural, em Porto Alegre (Rua: Sete de Setembro, 1028 – Praça da Alfândega- Centro).

O evento contará com a presença do Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental, da Escola Nacional de Saúde Pública (Fiocruz/MS), Paulo Amarante, do Subsecretário da Identidade e da Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura, Ricardo Lima, e da Coordenadora Executiva do Projeto Loucos pela Diversidade (SID/MinC), Patrícia Dorneles.

Prêmio Cultural Loucos pela Diversidade

O edital tem como objetivos promover uma nova visão de política cultural e da política de saúde mental onde o respeito à identidade e à diversidade constroem um país mais democrático no sentido de incluir, socializar, descentralizar e potencializar a todos o direito à criação e à produção cultural, promover e garantir o protagonismo das pessoas em sofrimento psíquico na construção das políticas públicas de cultura, na criação e produção cultural, entre outro que promovam a inclusão, a emancipação, a autonomia e o direito à cidadania de indivíduos em sofrimento psíquico.

Serão premiadas 55 iniciativas, divididas em quatro categorias. A primeira destinará sete prêmios para instituições públicas que atuam na interface saúde mental e cultura; na segunda oito prêmios serão destinados para organizações da sociedade civil, instituições privadas, entidades e associações sem fins lucrativos. A terceira categoria reservará 20 prêmios a grupos de pessoas sem vínculo institucional que tenham ou tenham tido vínculo como usuários de instituições ou serviços de saúde mental que desenvolvam atividades artístico-culturais.

As 20 premiações restantes serão destinadas para pessoas em sofrimento psíquico que tenham ou tiveram vínculo com instituições ou serviços de saúde mental que desenvolvam atividades artístico-culturais individualmente. Nas categorias em que a premiação será destinada a instituições ou grupos de pessoas o valor será de R$ 15 mil, já para o prêmio individual o repasse será de R$ 7,5 mil.

Cada candidato poderá inscrever-se em somente uma categoria e com até três iniciativas artísticas culturais.

Informações no site www.cultura.gov.br, pelo telefone (61) 3316-2129, SID/MinC, e (21) 2260-5999 ou pelo correio loucospordiversidade@fiocruz.br

Fonte: Jornal iTeia - 03/06/2009
Retornar ao Blog da Sofia Cavedon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário