quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Manifesto de Repúdio à Desestruturação da Cultura do Município de Porto Alegre

A Coordenação do 12º Festival de Música e Poesia Mário Quintana, inscritos, participantes, usuários do Parque Chico Mendes, comunidade escolar do bairro Mário Quintana, integrantes da região nordeste de Porto Alegre, músicos da Grande Porto Alegre e demais interessados na promoção da cultura popular do Rio Grande do Sul VEM A PÚBLICO MANIFESTAR SEU REPÚDIO À DESESTRUTURAÇÃO DA CULTURA DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE.

O Festival de Música e Poesia Mário Quintana é realizado já há 11 anos visando a promoção e incentivo da cultura e novos talentos originados na periferia da capital gaúcha e cidades vizinhas a este município. Infelizmente, pela primeira vez na história desse evento, tivemos a sequência desagradável de, inicialmente, transferirmos a data de realização com aviso da Secretaria de Cultura na antevéspera e, depois, na segunda data, no dia 30 de agosto de 2009, o total cancelamento do evento devido ao atraso em mais de três horas na chegada dos equipamentos.

Esses fatos corroboram o total descalabro da Secretaria de Cultura e sua falta de comprometimento com a organização comunitária e cultura popular. Não há como o gestor público eximir-se de responsabilidade frente a toda expectativa e prejuízos dos organizadores, usuários e comunidades do entorno do Parque Chico Mendes e grupos de geração de trabalho e renda, pois este evento fora agendado e confirmado com 6 (seis) meses de antecedência e com a anuência de representantes da Secretaria Municipal de Cultura.

O prejuízo público, nesse caso, não é apenas de credibilidade, mas também econômico, uma vez em que os materiais de divulgação e promoção do Festival foram conseguidos a partir da colaboração da Secretaria Municipal de Governança Solidária Local a qual, em última instância, utiliza recursos de todos nós, contribuintes de Porto Alegre.

Foi com extremo pesar e sob intensa ansiedade que tivemos de dispensar os jurados da Associação de Jurados do Carnaval e Eventos Populares do Rio Grande do Sul (AJUCEPERGS), grupos de pagode e hip-hop que vieram de locais distantes, e as crianças e seus responsáveis das oficinas da Associação NACIPAZ e da Escola Municipal Chico Mendes. TODOS FRUSTRADOS.

Este manifesto, portanto, tem os objetivos de externar o total descontentamento com a gestão municipal da cultura popular, de trazer a público tal fato calamitoso e alarmante que deve ser de preocupação para todo o setor cultural e demais cidadãos do município de Porto Alegre e, por último, de dividir toda a imensa carga emocional negativa por que passamos.

Esperamos que sejam tomadas medidas urgentes para que a cultura da periferia e a valorização da organização comunitária adquiram o devido comprometimento do gestor municipal.

Assinam: Coordenação do Projeto Chico Mendes na Paz; Associação Espaço Comunitário Natureza Cidadania e Paz - NACIPAZ; Associação de Jurados do Carnaval e Eventos Populares do Rio Grande do Sul - AJUCEPERGS; Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes

Retornar ao Blog da Sofia Cavedon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário