sábado, 14 de agosto de 2010

Professor José Clovis de Azevedo é Cidadão de Porto Alegre

Por solicitação da vereadora Sofia Cavedon (PT), a Câmara Municipal concedeu, nesta sexta-feira (13/8), o título de Cidadão de Porto Alegre ao professor José Clovis de Azevedo. A honraria foi entregue em Sessão Solene realizada no Plenário Otávio Rocha da Casa. Presidiu a mesa dos trabalhos o vereador Carlos Nedel (PP), acompanhado do homenageado e de sua esposa, Maria de Fátima Baierle, o ex-prefeito de Porto Alegre, João Verle, o reitor do Centro Universitário Metodista IPA, professor Norberto Garin, o secretário municipal de Educação de Novo Hamburgo, Alberto Carabajal, e o presidente do Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre (CCHPA), Carlos Pippi da Motta.

Prestigiaram o evento o ex-prefeito de Porto Alegre Tarso Genro, a presidente do CPERS, Rejane de Oliveira, o deputado federal Henrique Fontana (PT), os deputados estaduais Raul Pont (PT) e Ronaldo Zulke (PT), os vereadores Adeli Sell (PT) e Engenheiro Comassetto (PT) e o ex-vereador José Valdir (PT).

Sofia Cavedon (PT) destacou o histórico de José Clovis na luta pela melhoria da educação: “Com cidadãos como o professor José Clóvis Azevedo, temos a certeza de que uma outra educação é possível”. Nos agradecimentos, o professor destacou a generosidade da vereadora e o seu “compromisso com a educação de nossas crianças e adolescentes”. José Clovis lembrou da época em que veio para a Capital e ingressou na universidade, para em seguida iniciar sua carreira lecionando em escolas públicas. “Adotei Porto Alegre e Porto Alegre me adotou. Fui forjado com os desafios da vida nesta cidade, no trabalho e na luta sindical”, disse o homenageado.

José Clovis falou da importância de uma escola reformulada e adequada ao novo perfil social dos alunos. “Com a democratização do País e a entrada dos excluídos nas escolas, criou-se um problema”, disse o professor, criticando a permanência do ensino meritocrático: “A meritocracia promove a exclusão dos que não aprendem. Numa sociedade desigual como a nossa, meritocracia é premiar os que já têm tudo”. José Clovis falou também da necessidade de se recuperar a auto-estima e a dignidade dos professores. “Se queremos salvar as crianças, precisamos cuidar dos nossos professores. Não pode ensinar dignidade quem é submetido à indignidade”, disse.

Histórico

O professor doutor José Clovis de Azevedo nasceu em São Sebastião do Caí, em 12 de fevereiro de 1945, em uma família de pequenos agricultores. Formou-se em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1972, e tornou-se professor dessa disciplina, atuando basicamente em escolas da periferia. Em 1973, ingressou no bacharelado em História Econômica do Brasil e, em 1979, cursou especialização e orientação educacional, passando a atuar na área, tendo voltado a lecionar História e Geografia em escola pública de 1985 a 1987.

Militante das causas da educação regional e nacional, foi eleito, em 1987, secretário-geral do Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS), permanecendo no cargo até 1990. Também atuou na Secretaria de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.

De 1993 a 1996, foi secretário adjunto de Educação do Município de Porto Alegre, quando, na condição de secretário substituto, em 1994, foi signatário do convênio da Prefeitura de Porto Alegre com as creches comunitárias. Nesse mesmo período, Azevedo foi um dos proponentes e dirigentes do processo denominado Constituinte Escolar, que possibilitou a participação ativa de todas as comunidades na reestruturação curricular da Rede Municipal de Educação. A partir de 1997, assumiu o cargo de secretário municipal de Educação.

Em 2001, Azevedo coordenou o Grupo de Trabalho que criou e estruturou a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), tendo sido seu primeiro reitor. Em 2004, defendeu tese de Doutorado pela USP. Recentemente, atuou como consultor, fazendo parte da equipe que reestruturou o Projeto Pedagógico da Universidade Coorporativa da Petrobrás (UP).

Atualmente, o professor José Clovis de Azevedo exerce suas atividades acadêmicas no Centro Universitário Metodista IPA, onde é coordenador de pesquisa e pós-graduação, pesquisador e docente de Currículo e Cultura, no curso de Pedagogia, e de Educação e Reabilitação, no programa de mestrado em Reabilitação e Inclusão.

Dentre a sua produção científica na área da educação, destaca-se “Escola Cidadã: desafios, diálogos e travessias”, publicado pela Editora Vozes, em 2000, e em segunda edição em 2004. Essa obra foi também editada em Barcelona, na Espanha, nos idiomas espanhol e catalão. O professor tem também trabalhos publicados nos Estados Unidos, Canadá e Espanha, além de inúmeros artigos em periódicos científicos brasileiros.

O programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) lançou, recentemente, uma obra denominada “Educadores Rio-grandenses”, com biografias de educadores que contribuíram significativamente para a educação do Rio Grande do Sul, sendo o professor José Clovis de Azevedo um dos biografados, como reconhecimento, principalmente, pelo trabalho educacional realizado em Porto Alegre.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CMPA (Carla Kunze (reg. prof. 13515)).

Acesse aqui a íntegra do discurso do professor José Clovis de Azevedo.
Acesse aqui a íntegra do discurso da vereadora Sofia Cavedon.

Retornar ao Blog Sofia Cavedon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário