terça-feira, 26 de outubro de 2010

Personalidades ligadas à Educação receberão homenagem

Jornalista Maria José Vasconcelos de Souza

Para Sofia Cavedon grande parte da história de valorização e investimento na educação, pelo jornal Correio do Povo, deve-se à jornalista Maria José Vasconcelos, que criou a Editoria de Ensino, onde atua desde 1998, na época junto com a Editoria Geral (até 2001). Maria José formou-se em jornalismo pela Puc/RS. No Correio do Povo, atuou como redatora, repórter, subeditora, editora e chefia da Central do Interior. Sua dedicação à educação advém da sua formação no magistério, através de cursos de extensão na área didático-pedagógica, graduação em Pedagogia, especialização em Orientação Educacional e pós-graduação em Alfabetização.

Nesses dez anos de diária cobertura jornalística do setor educacional, a Editoria de Ensino se tornou leitura diária obrigatória de milhares de pessoas, que nela acompanham a evolução da educação no Estado e no País, e que ali buscam possibilidades de formação, de emprego e aprofundamento na área, destaca Sofia. “Se, por um lado escolas, professores, alunos, entidades educacionais acompanham ali suas lutas, reivindicações, protestos, realizações, por outro, os gestores contam com importante instrumento de divulgação de suas propostas e ações e dos resultados obtidos, além de obter informações de como essas estão sendo recebidas, de outras iniciativas que estão sendo realizadas, e dos problemas que os sistemas educacionais têm a enfrentar”, enfatizou.

Professora Andréa Portela de Azambuja

A professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre Andréa Portela de Azambuja iniciou um projeto com dança em 1990, nas aulas de Educação Física na EMEF Victor Issler. Com o tempo, a oficina de dança cresceu, ampliando seu universo social e proporcionando aos alunos novos desafios. Em 1994, o grupo de dança coordenado pela professora realizou o primeiro espetáculo no Teatro Renascença, participando também da “Escola Faz Arte”, no Salão de Atos da Reitoria da UFRGS. Foi o ano em que os alunos descobriram o palco e iniciaram sua trajetória em espaços culturais oficiais .

Em 2001, Andréa lançou o Projeto “Pé na Dança Pé no Mundo”, com caráter de danças folclóricas de projeção, étnicas e populares, ricas em tradições, histórias e ampla diversidade de conhecimentos. Sob a sua coordenação, o Projeto “Pé na Dança Pé no Mundo” completa 20 anos de existência este ano. Para Sofia essa trajetória expressa a preocupação e a dedicação com a cultura popular e a salvaguarda dos “saberes” e “fazeres” que constituem o patrimônio cultural brasileiro.

Retornar ao Blog Sofia Cavedon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário