domingo, 26 de janeiro de 2014

Diploma Honra ao Mérito à Lélia Deluiz Wanick Salgado

PROJETO DE RESOLUÇÃO
  
Concede o Diploma Honra ao Mérito à
Lélia Deluiz Wanick Salgado.  

Art. 1º Fica concedido o Diploma Honra ao Mérito à Lélia Deluiz Wanick Salgado, nos termos da Lei nº 9.659, de 22 de dezembro de 2004.


Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Lélia Deluiz Wanick Salgado nasceu em Vitória, ES, Brasil. Ainda jovem se transferiu para Europa e vive em Paris casada com Sebastião Salgado. É mãe de dois filhos, Juliano e Rodrigo, que é portador de Síndrome de Down, e avó de Flávio.

No Brasil, Lélia começou sua vida profissional aos 17 anos, como professora primária e de piano. Desde criança estudou no conservatório piano e teoria musical e, junto aos estudos secundários, fez cursos de língua e civilização na Aliança Francesa e curso de pintura.

Em Paris, cursou Arquitetura na École Nationale Superieure des Beaux Arts e Urbanismo na Universidade de Paris VIII, onde obteve também um mestrado. Trabalhou como arquiteta e urbanista em planos diretores para diversas municipalidades na França.

Desde o início dos anos 70 se interessa pela fotografia. A partir de 1983, mudou de campo profissional, trabalhando como diretora de fotografia nas revistas especializadas Photo Revue e Longue Vue. Em 1985 e 1986, dirigiu a galeria de fotografia da Agência Magnum Photos. Trabalhou na edição de fotografias de Cartier Bresson para um livro e uma exposição sobre a Índia.

Em 1987, criou sua própria estrutura para organizar eventos fotográficos, livros e exposições. Foi diretora artística, de 1990 a 1993, do Festival Internacional de Fotografia na Ilha de la Reunion, no oceano Índico.

Concebeu, desenhou e editou séries de livros de autoria de Sebastião Salgado. Outras Américas, publicado em 1986, na Espanha, França, EUA e em 1999, no Brasil A exposição que acompanhou o lançamento do livro, curadoria de Lélia, recebeu o “Prêmio do Publico”, no mês da fotografia em Paris.  Sahel. El Fin Del Camino, em 1988, na Espanha e em 2004 nos EUA. An Uncertain Grace, em 1990, nos EUA, França, Portugal, Japão, Itália, Inglaterra, As Melhores Fotos, em 1991 no Brasil e Trabalhadores, em 1993, publicado nos EUA, França, Japão, Inglaterra, Espanha, Portugal, Itália, e Brasil.

Em 1994, recebeu o “Award for Publication”, International Center of Photography, Nova York, USA, pelo livro Trabalhadores. Ainda neste ano, Lélia e Sebastião criaram em Paris a Amazonas images, que ela dirige. Agência fotográfica de imprensa exclusivamente devotada ao trabalho do fotógrafo. Em 1997, LWS concebeu, desenhou e editou o livro Terra, que foi publicado no Brasil, Inglaterra, França, Portugal, Espanha, Alemanha e Itália. Especialmente para o Terra, Lélia criou uma exposição de 50 pôsteres, vendidos aos expositores. A renda destas vendas foi doada ao MST. Organizou e fez a curadoria de inúmeras exposições incluindo as que acompanharam estes livros, organizando a itinerância em mais 300 dos maiores museus e galerias do mundo.

Em 2000, concebeu e desenhou dois livros, Êxodos e Retrato de Crianças do Êxodo, publicado por Amazonas images e co-publicado no Brasil, USA, França, Portugal, Espanha, Itália e Alemanha. Fez a curadoria e a cenografia de uma grande exposição que acompanhou a saída dos livros nos diversos países e que foi mostrada até agora em 45 dos maiores museus pelo mundo. Recebeu o “Prêmio Jabuti” pela publicação de Exodos, São Paulo, Brasil, 2001.

Desde 2004 um novo projeto está sendo desenvolvido pela agência. Trata-se de Genesis, série de fotografias de Sebastião Salgado, de paisagens, de fauna, de flora e de comunidades humanas vivendo exclusivamente dentro de suas tradições e culturas ancestrais. Este trabalho é concebido como uma busca da natureza no seu estado original. Três exposições já foram organizadas. Em Vitória/ES, em Belo Horizonte/MG, Brasil e em Oviedo, Principado de Asturias, Espanha.  Em 2007, editou, concebeu e desenhou o livro Africa, publicado por Taschen, com distribuição internacional em seis línguas. Este livro mostra fotografias de 34 anos de trabalho de Sebastião Salgado neste continente.

Lélia e Sebastião Salgado, desde os anos 90, trabalham juntos num projeto de recuperação de Mata Atlântica no vale do Rio Doce em Minas Gerais, onde já foram plantadas quase um milhão e meio de árvores. Desde 1998 a Fazenda Bulcão tem o estatuto de RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural. No mesmo ano, criaram a ONG Instituto Terra que tem como objetivo principal a recuperação e a preservação da floresta, educação ambiental e desenvolvimento sustentável, da qual ela é a presidente.
  
Sala das Sessões,        de 2014. 

Vereadora Sofia Cavedon


Nenhum comentário:

Postar um comentário