domingo, 23 de fevereiro de 2014

Sofia Cavedon homenageia os 40 anos da Fundação Cultural Piratini

Por iniciativa da vereadora Sofia Cavedon (PT/PoA) será concedida a Fundação Cultural Piratini - TVE e FM Cultura - o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre pela passagem dos seus 40 anos de atuação no Rio Grande do Sul. 

 Exposição de Motivos

A Fundação Cultural Piratini é a gestora das emissoras públicas de televisão e rádio do Estado do Rio Grande do Sul - TVE e FM Cultura. Sua missão é promover comunicação democrática e que propicie o acesso à informação, educação e cultura, estimulando a reflexão crítica da realidade. Além disso, sua programação tem o compromisso de incentivar a participação social, refletindo sua diversidade, expressões e seus anseios.

O maior objetivo da Fundação é oferecer à população gaúcha uma comunicação cidadã e de qualidade. Mediante a produção de conteúdo adequado ao interesse do público, as duas emissoras contribuem significativamente para a geração de conhecimento, estabelecendo nexos não aparentes da realidade e oferecendo contrapontos à abordagem das emissoras de radiodifusão comerciais.

O sinal da TVE chega, hoje, a mais 6,5 milhões de telespectadores, por meio das suas 40 antenas repetidoras e sua geradora, localizada em Porto Alegre. No futuro, com investimentos em tecnologia, essa rede será recebida por mais de 8 milhões de pessoas, ou cerca de 80% da população do Estado, por meio de 66 aparelhos de repetição espalhados pelo Estado e pela ampliação da capacidade da geradora. Esses números colocam a TVE como a segunda maior emissora de televisão do Rio Grande do Sul. Já a FM Cultura, dedicada à música erudita, popular brasileira e internacional, chega a atingir, atualmente, mais de 3 milhões de ouvintes.

A programação de ambos os veículos prima pela valorização dos bens constitutivos da nacionalidade brasileira, peculiaridades regionais e do folclore do Estado. Além disso, propõe a livre manifestação de pensamento, de criação, de expressão e de informação, sob qualquer forma, não praticando censura de natureza político-ideológica ou artística.

Esse trabalho é orientado pelo Conselho Deliberativo, que auxilia na construção das diretrizes de programação da TVE e FM Cultura, de acordo com os interesses da sociedade. Ele é composto por um grupo de 25 pessoas, sendo 19 representantes de entidades culturais, empresariais e sindicais do Estado, e seis membros eleitos por seu trabalho relevante prestado à sociedade.
Mesmo com produção audiovisual voltada para o rádio e a televisão, a Fundação Cultural Piratini se prepara para as necessidades da comunicação na era digital e já adota procedimentos dinâmicos no campo da radiodifusão pública quanto ao uso das redes sociais.

TVE

Inaugurada oficialmente em 1974, a TVE atua de acordo com os princípios éticos definidos pela Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec). Esses princípios regem, em resumo, a defesa da TV pública em sua integridade, de ação independente, plural e que valorize a criatividade e a inovação na produção de programas educativos e culturais. Dessa forma, a programação da TVE representa uma alternativa qualitativamente relevante para o seu público telespectador. Seus programas, muitos deles com mais de duas décadas de exibição, tem como base a integração e a inclusão social, sendo reconhecidos pela pluralidade, diversidade e valorização das culturas regionais e da identidade nacional.

Sua programação tem como princípio atender diferentes públicos, com entretenimento saudável e criativo para crianças, jovens e adultos. O programa Radar, com quase duas décadas no ar, é uma referência no cenário cultural e musical do Rio Grande do Sul, com destaque entre o público jovem. O programa é voltado tanto para os novos talentos como para músicos consagrados do cenário local e nacional. Já o Pandorga, o programa infantil mais antigo do Estado, há mais de 20 anos no ar, é dedicado ao desenvolvimento pedagógico e criativo das crianças. Ainda entre os destaques da programação, com quase trinta anos de exibição, o Galpão Nativo ressalta os mais importantes aspectos da cultura nativista do Estado, com apresentações de músicos e personalidades. Outros destaques são o Estação Cultura, o Viva Bem, o Palcos da Vida e o Concertos TVE. O espaço para a diversidade está na garantido em programas como o Hip Hop e o Awe, que trata da cultura indígena. Atualmente, a TVE elabora projetos para novas atrações.

Aliado a um conteúdo ancorado na premissa de entretenimento saudável e enriquecedor, o jornalismo da TVE, formado por programas como o Frente a Frente, Cidadania e Jornal da TVE, é baseado em informação de qualidade, com relevância social e sem submissão às imposições mercadológicas, em respeito ao telespectador. Além disso, não valoriza em seu conteúdo noticioso a violência ou qualquer tipo de exploração que conduza à desvalorização do ser humano.

FM Cultura

Do erudito ao contemporâneo, a FM Cultura, 107.7 Mhz, possui uma programação dedicada à cultura, à notícia e à música de qualidade, com reportagens, entrevistas e debates sobre assuntos variados do mundo musical e do jornalismo. Inaugurada em 1989, a rádio tem como principal objetivo oferecer um conteúdo público, produzido de forma plural. Sua audiência é formada por um público heterogêneo e que busca um contraponto ao formato da radiodifusão comercial.

A FM Cultura é afiliada à Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub). A emissora tem como objetivo a difusão da cultura, da educação e da cidadania, além do entretenimento, da informação e da prestação de serviços, buscando atingir um público cada vez mais amplo. O destaque da programação musical e jornalística está na diversificação de programas que apresentam desde a agenda cultural, até reportagens e entrevistas sobre cinema, teatro, música, literatura e artes em geral.

Além de veicular uma produção voltada para um conteúdo de relevância social e cultural, algumas atrações da emissora permitem que jovens profissionais divulguem seus trabalhos. Programas como o Unirádio, por exemplo, propiciam a participação de universitários por meio da produção e veiculação de reportagens e documentários realizados por alunos de universidades do Estado. Os artistas que passam pelo Rio Grande do Sul e o roteiro cultural do Estado, intercalados com boa música, estão na programação da FM Cultura.

Programação

A programação oferecida pela Fundação Cultural Piratini é beneficiada pelas parcerias que a instituição mantém com outras emissoras públicas nacionais e internacionais. Por meio de um convênio com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), os telespectadores e ouvintes da TVE e da FM Cultura recebem um conteúdo plural, produzido por núcleos audiovisuais espalhados pelo Brasil. Outro exemplo é a parceria com a rádio holandesa Netherlands, que propicia a veiculação de documentários na programação da rádio.
Além de viabilizar uma comunicação pública e voltada para a livre expressão, as produções independentes têm espaço valorizado nessa programação. A elas somam-se os projetos próprios em desenvolvimento, programas locais como o Pandorga, da TVE, que serão transmitidos em rede nacional por meio da parceria com a EBC.

Pela importância histórica da Fundação Cultural Piratini, através da TVE e FM Cultura e por suas ações de difusão da produção local e troca de conteúdo entre diferentes tevês e rádios públicas, que firmam o principal objetivo da instituição: promover uma comunicação democrática e que propicie o acesso à informação, educação e cultura, estimulando a reflexão crítica do seu público, conto com o apoio e aquiescência de meus Pares para se preste a referida homenagem a esta instituição.

Sala das Sessões,       fevereiro de 2014.
       
Vereadora Sofia Cavedon

PROJETO DE LEI

Concede o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre
a Fundação Cultural Piratini, gestora da TVE e Rádio FM Cultura.

Art. 1º Fica concedido Concede o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre a Fundação Cultural Piratini, gestora da TVE e Rádio FM Cultura, nos termos da Lei nº 9.659, de 22 de dezembro de 2004.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Retornar ao Blog Sofia Cavedon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário