sábado, 29 de novembro de 2014

Moção em Apoio a Criação da UNIVALES (Universidade Federal dos Vales)

O desenvolvimento socioeconômico de nosso país e do Estado passa pelo investimento em educação pública de qualidade. Para que nossas cidades e regiões avancem e cresçam é fundamental que existam políticas sociais e institucionais que fomentem as oportunidades econômicas e contribuindo para a superação dos obstáculos produtivos, sociais e infra estruturais presentes na realidade estadual. 
O novo Plano Nacional da Educação indica para a expansão das vagas na Universidade, dos atuais 15% da 30% da taxa líquida de matrículas. E este crescimento projetado que se dê por 40% de matrículas públicas. Participar da definição de regiões onde deve acontecer este crescimento e sobre que áreas do conhecimento, é importante para a construção adequada e inclusiva desta expansão.
            A região do Vale do Rio dos Sinos está no centro dinâmico da Economia e Sociedade Gaúcha. Possuindo 1,3 milhões e habitantes e localizada próxima às demais regiões dos Vales e da Serra Gaúcha, englobando um total de 2,8 milhões de habitantes. Não há nenhuma Universidade Pública na região.  Antigo anseio da população local, junto a distintos movimentos sociais, a criação da Universidade Federal dos Vales (UNIVALES), com centros de ensino, pesquisa e extensão nas diversas áreas do conhecimento e sintonizados com a dinâmica produtiva e social, ganhou movimento, luta e organização.
            UNIVALES JÁ! - Uma Justa, Necessária e Possível.

Sofia Cavedon - Vereadora PT/PoA
Retornar ao Blog Sofia Cavedon.


Nenhum comentário:

Postar um comentário