quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Carta Aberta à População da Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO
Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre

Porto Alegre, Novembro de 2016.

            A Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre atua em parceria com as Escolas Preparatórias de Dança (EPDs) e com a Companhia Jovem de Dança em um projeto desenvolvido pelas Secretarias Municipais da Educação (SMED) e da Cultura (SMC). Atualmente, a Cia Municipal de Dança tem como sede a Usina do Gasômetro e é composta por 15 bailarinos profissionais selecionados através de audição em edital público. Somam-se a este trabalho, professores, coreógrafos e equipe de direção que auxiliam no trabalho técnico, estético e artístico do Grupo. A Cia Municipal de Dança teve sua estreia em 2014 e, em seus dois anos de existência, realizou 21 apresentações e somou mais de 20 mil espectadores, chegando ao final de 2016 com um repertório significativo de 7 obras coreográficas.
            Já as EPDs, atendem a crianças e adolescentes oportunizando o acesso gratuito a um programa intensivo e complementar de formação em várias linguagens de dança. Esse projetoconta com 35 professores e atualmente possui cinco sedes: EMEF Senador Alberto Pasqualini, EMEF José Loureiro da Silva, EMEF Deputado Victor Issler, EMEF Pepita de Leão e EMEF Liberato Salsano Vieira da Cunha, atendendo a mais de 500 alunos que utilizam o fazer artístico como alavanca na formação pessoal e possível formação profissional.
            Na expectativa de aproximar ainda mais os dois projetos, Cia Municipal de Dança e Escola Preparatória de Dança, foi criada recentemente a Companhia Jovem de Dança que é composta por 22 crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos selecionados das turmas de formação das EPDs já citadas. Este projeto é desenvolvido aos sábados na Usina do Gasômetro e, em 6 meses de existência, realizou 3 apresentações e está em fase de produção de um espetáculo. É importante resaltar que o trabalho técnico-artístico do Grupo Jovem é desenvolvido pelo elenco de bailarinos da Cia Municipal, que se revezam nas funções de professor, ensaiador, coreógrafo e em outras demandas especificas do Grupo.
No ano em que comemora o seu segundo aniversário, aCompanhia Municipal recebeu patrocínio do O Boticário na Dança para se apresentar em 4 cidades brasileiras, reconhecendo a excelência do trabalho já desenvolvido e ampliando a difusão da arte da dança produzida em nossa cidade. Para o final do ano de 2016, a Companhia foi convidada para a montagem do concerto especial com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) da ópera Carmina Burana, a ser apresentada no Auditório Araújo Vianna.
Além disto o Projeto de Lei que cria a Companhia Municipal e as Escolas Preparatórias de Dança, garantindo amparo legal para sua constituição e funcionamento, está em tramitação no governo municipal e deve ser apresentado à Câmara até o final deste ano.
            Diante dos números e do quadro positivo apresentado, viemos, por meio desta carta, ressaltar a importância da Cia Municipal de Dança e dos demais projetos vinculados para o cenário cultural e de formação de jovens na cidade de Porto Alegre, por isso, solicitamos também a continuidade e a manutenção destes projetos. Reconhecemos que a situação política e econômica do país enfrenta grandes dificuldades e que o cenário nacional afeta drasticamente o orçamento dos municípios. Mas sabemos que momentos de crise são passageiros e investir em formação, educação e cultura é uma forma de garantir uma cidade com reais perspectivas de crescimento e de desenvolvimento.
Assinado,

Elenco da Companhia Municipal de Dança 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário